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Desigualdades Educacionais no Brasil Contemporâneo: Definição, Medida e Resultados* * Este artigo foi elaborado no âmbito do projeto Desigualdades Educacionais no Brasil contemporâneo, sediado no Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e conta com o apoio da Fundação Tide Setúbal. Os autores agradecem a colaboração de Vitor Maia Senna Delgado, Carolina Silva Pena e Fernanda Luíza Tobias, que atuaram no projeto em diferentes momentos.

Inégalités Éducatives dans le Brésil Contemporain: Définition, Mesure et Résultats

Desigualdades Educativas en Brasil Contemporáneo: Definición, Medida y Resultados

Resumo

Este artigo propõe um indicador que descreve, para cada município brasileiro, o nível de aprendizagem de seus estudantes do ensino fundamental e as desigualdades de aprendizagem entre grupos de estudantes definidos por nível socioeconômico, raça e sexo. Esse indicador é necessário porque as desigualdades de aprendizagem são crescentes e, contudo, não são observadas pelo principal indicador educacional do país, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O estudo inicialmente conceitualiza justiça em educação, situando-se no debate sobre teorias de justiça distributiva. Em seguida, apresenta os aspectos metodológicos do indicador e os resultados obtidos. A principal constatação é que as disciplinas e séries escolares nas quais se verificou o maior número de municípios aumentando o seu nível de aprendizagem são também aquelas em que se verificou forte aumento das desigualdades.

direito à educação; avaliação educacional; justiça em educação; desigualdades educacionais; IDEB

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