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A Pedagogia Freinet e a renovação educativa em Portugal (1920-1980)

La pedagogía Freinet y la renovación educativa en Portugal (1920-1980)

Freinet Pedagogy and Educational Renewal in Portugal (1920-1980)

Pédagogie Freinet et renouvellement éducatif au Portugal (1920-1980)

Resumo

Este artigo tem como principais objetivos refletir sobre a receção da Pedagogia Freinet em Portugal, entre os anos 20 e os anos 80 do século XX; analisar a forma como foi apropriada em diversos contextos de renovação pedagógica e avaliar o seu contributo para a construção de uma tradição pedagógica progressista. Começamos por dar conta da sua aparição no final do momento Educação Nova para, a seguir, destacar a sua importância no âmbito das experiências alternativas desenvolvidas a partir dos anos 50 e, finalmente, analisar a sua presença na trajetória do Movimento da Escola Moderna, criado em meados dos anos 60, em que manteve uma indiscutível centralidade até ao “deslocamento” teórico operado nos anos 80. A perspetiva adotada tem por base a História Cultural e recorre-se a fontes diversas, em particular artigos da imprensa pedagógica e um conjunto de obras de intelectuais portugueses do campo educativo.

Palavras-chave:
Pedagogia Freinet; Educação Nova; Movimento da Escola Moderna; Renovação Pedagógica; Apropriação; Tradição de Inovação

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