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Descobrindo os sujeitos do mercado: “Quem somos nós quando trabalhamos?”

Finding the subjects of the market. Introduction to ‘Who are we when we are at work? Social identity in the Market in Smith and Hegel’s thought’

Descubriendo los sujetos del mercado. Introducción a ‘¿Quiénes somos cuando trabajamos? Identidad social en el Mercado en Smith y Hegel’

Resumo

O artigo de Lisa Herzog examina como Adam Smith e G. W. F. Hegel conceitualizam a identidade de trabalhadores no mercado. Embora ambos vejam seres humanos como indivíduos formados dentro de relações sociais e por meio delas, a relação entre o trabalhador e seu trabalho é vista por eles de modos diferentes. Para Smith, trabalhadores “possuem” capital humano, enquanto, para Hegel, trabalhadores “são” cervejeiros, açougueiros ou padeiros, pois sua profissão é parte de sua identidade. Essa diferença conceitual, que se reflete em diferentes “variedades de capitalismo” contemporâneas, mostra que não apenas graus, mas também tipos de enraizamento devem ser distinguidos na discussão sobre a relação entre indivíduo e sociedade. O artigo é precedido de uma apresentação feita pelos tradutores.

Palavras- chave
mercado de trabalho; capital humano; Adam Smith; Hegel

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